História da Bruxaria

Muitas pessoas quando ouvem a palavra bruxaria, já pensam em magia negra e coisas assustadoras, a palavra Bruxa então, nem se fale.

Você sabia que a palavra bruxa deriva do grego antigo a palavra "brouchos" que significa desabrochar, como uma borboleta.

A verdade é que o ser humano tem medo do que desconhece e a bruxaria esteve muito tempo nas sombras, escondida, e não se pode esquecer de mencionar os anos em que a igreja contribuiu pra difamar a religião e afastar as pessoas dessa prática.

Você provavelmente já ouviu falar no termo pagão. Pra você provavelmente pagão significa pessoa que não tem religião, mas na verdade do termo deriva de pagus (campo) pagão era o termo usado pra designar o povo que trabalhava no campo.

Como a religião católica naquela época era coisa dos ricos, reis sacerdotes e nobres (os que tinham o dinheiro), a categoria mais pobre ficava de fora.

Você deve ainda se perguntar porque as bruxas tem essa má fama.. porque são tão temidas por muitos padres religiosos e a fins, até os dias de hoje.

Vamos voltar então a alguns anos antes de Cristo... naquela época, não existiam os remédios, mas as doenças já estavam lá e o que nós conhecemos hoje por sabedoria popular era pré requisito pro ensinamento de qualquer bruxo ou druida, já existiam as poções mágicas, que na verdade eram nada mais nada menos que uma mistura de ervas concentrada (com gosto horrível a sua maioria, mas eficaz).

Imagine que alguém tinha dor de estômago, uma bruxa ia lá e preparava uma poção para curá-lo.
O mesmo com as famosas poções do amor, que eram misturas de raízes e ervas que faziam "milagres" (e só se atinaram de inventar o viagra no século 21... quem diria heim ...)

Mas porque manter isso em segredo? Essa sabedoria de cura deveria ser compartilhada não é mesmo? Pelo simples motivo de que o que distingue a cura do veneno é a dose. Naquela época não existia legista (por incrível que pareça!) e a única forma bem conhecida de se matar alguém era sujando as mãos de sangue, ou claro, enchendo a mão de uma bruxa faminta e necessitada... e conseguindo um bom veneno, mas não falaremos dos maus hábitos do passado. rs*

As bruxas também eram parteiras, conselheiras, curandeiras, e muito mais. Como suas poções funcionavam, seu poder e a sua sabedoria era temida, e muitas vezes desejada.

Então imagine que surge uma religião, que já conquistou a tantos pelo caminho, onde o seu Deus não tem face, não tem rosto, ele não está nas matas nem na terra alcançável, pra que ninguém duvide do seu poder... ele esta no céu, longe dos olhos de todos, como o céu existe em qualquer lugar, ele também estará em qualquer lugar.(lindo né?, seria... se isso não tivesse sido modificado e transformado em um Deus tirânico e cruel... Será mesmo que era assim que Jesus queria que seus ensinamentos fossem passados? O que foi escrito e contado pelos seus apóstolos misturado as escritas de outros que diziam o que queriam dizer... do jeito que queriam?...)

Historicamente, a igreja católica foi juntando e assimilando na sua religião crenças e datas com as quais ela não conseguia acabar, por isso ela deu tão certo. Se não conseguiam acabar com certa data comemorativa (páscoa por exemplo), então assimilavam ela também como sendo data da sua religião, com os mesmos símbolos que são tão adorados (coelho, ovo, colorido), mas com significados um pouco diferentes.

O problema é que eles chegaram em um terra, onde as pessoas podiam crer em seu Deus, mas quando estavam a beira da morte, sofrendo de dor, recorriam as bruxas, tão temidas, respeitadas e admiradas.

Então se deu a caça as bruxas que foi um negócio ainda mais lucrativo que só sair por aí pregando, pois eles podiam matar quem quisessem acusando de bruxaria caso não dessem donativos pra igreja não "pagassem os impostos", e caso essa pessoa se recusasse, pronto, era um herege matava-se a família toda já que a bruxaria era transmitida pelo sangue (sabedoria que se passava de mãe pra filho), matavam-se adultos e crianças, e a terra passava então a pertencer a igreja. (e o dinheiro também ao rei é claro, que permitia esse tipo de atrocidades).


Uma curiosidade:

Você sabia que a peste negra (peste bubônica) que assolou a Europa no século XV dizem ter sido praga das bruxas? Na verdade foi só consequência... com a enorme quantidade de animais sem dono (gatos), e a concentração das pessoas nas grandes cidades, os insetos transmissores de doenças e as doenças contagiosas eram mais facilmente passadas de pessoa pra pessoa.

As pessoas morriam em toda a parte, e a peste não distinguia ninguém, rico ou pobre, famílias inteiras morriam, e claro, fortunas e jóias deixadas em suas casas abandonadas onde ninguém tinha coragem de entrar pra não se contaminar com a Peste. Apenas quatro ladrões se atreveram a entrar nas casas e roubar o que lhes convinha. E estes eram aparentemente imunes a "peste" ao "diabo" e a tudo. (vale dizer que tudo que era ruim foi associado ao Diabo, porque Deus não tinha culpa, ele só ficava lá de cima olhando tudo sem poder fazer nada)

Ao serem pegos os ladrões foram salvos da morte por revelar como conseguiam entrar nas casas sem serem atingidos pela peste, a resposta foi que eles faziam uso de uma poção mágica. Que consistia básicamente em vinagre e uma série de ervas que eram maceradas como cânfora, alecrim, arruda, etc... Veja receita da poção clicando Aqui!

Hoje se sabe que essas ervas consistem em um poderoso anti séptico e inibem a proliferação das pulgas transmissoras da peste Negra.


Depois de toda essa caça e matança, óbvio que as bruxas tiveram de viver ainda mais escondidas e nas sombras do que antigamente, quando eram livres a realizar seus cultos de dia, sob o sol em meio a um campo florido.

A coisa mudou de figura quando em 1951 com o fim da caça as bruxas na europa, (onde foi feita uma lei definindo o fim da caça e condenação da bruxaria) Gerard Gardner publicou um livro, "A Bruxaria saindo as Sombras".

Ele sempre foi muito encantado pelas coisas do oculto, e dizem que ao perceber que a maioria dos praticantes eram pessoas idosas, com medo de que a bruxaria morresse publicou esse livro, e depois fundou seu próprio coven, e a Wicca.

Então quando te perguntarem de onde surgiu a Wicca por favor não responda a Wicca surgiu do tempo das cavernas quando se pintavam figuras nas paredes para atrair a caça e com o surgimento do fogo! (sim eu já ouvi isso... ¬¬')

A Wicca surgiu em 1951 foi fundada por Gerard Gardner, foi uma mistura que ele fez de algumas práticas como a Thelema, a Bruxaria antiga, e outras formas de magia.

Muitos bruxos mais tradicionalistas são contra o que ele fez até hoje, outros nem tanto.

Eu. Acho que graças a Deus ele fez isso, pois hoje a informação e a sabedoria antiga está ao acesso de quem quiser aprender, mas é claro que surgiram alguns empasses ai no meio, principalmente a parte que mistura de magias e informação, onde acontece de muitos bruxos sem um estudo mais aprofundado, saírem por ai dizendo o que bem entendem... e os outros acreditarem. Como a parte do "tempo das cavernas" citada ali em cima...

Mas tudo bem... não julgo ninguém, mas pra quem acha que os livros são mais seguros que a internet, já vi isso escrito em livro.

Pra quem diz: eu sou uma Wicca Negra, pode ter certeza que não sabe do que esta falando.

Falaremos mais tarde sobre a diferença de Magia Negra, Bruxaria e Wicca.


Blessed Be!

0 comentários:

Postar um comentário