As pessoas tem a tendência de associar Bruxaria a uma figura negativa, geralmente de uma velha nariguda, muito feia e má, ou de pessoas terríveis poderosas que estão preocupadas somente em fazer o mal aos outros.

Infelismente, essa visão foi inserida na nossa sociedade devido a expansão da igreja católica em uma época que antecede a inquisição.

Nessa época, a intenção da igreja era acumular riquezas, e riquezas se consegue com a aquisição de novos fiéis, simples assim!


O catolicismo surgiu em Roma (daí o nome: Igreja Católica Apostólica Romana) em uma cidade chamada Palestina, anteriormente os romanos tinham uma religião politeísta dividida entre doméstica e oficial.

Na doméstica, as famílias consideravam seus antepassados protetores e os cultuavam. Todas as casas possuíam um altar onde eram realizados os cultos.

Os romanos cultuavam diversas divindades herdadas dos gregos como Júpiter, Vênus, Diana, Baco, Minerva, Netuno e outros.

Inicialmente, o cristianismo foi muito perseguido pelo Estado romano. Mas, após sua oficialização por Teodósio, constituiu-se como a religião universal e a mais importante do Ocidente.
A partir daí vocês ja podem imaginar o que aconteceu...

Conquistando fiéis, donativos, terras eles foram expandindo os seus dominios de fé.

Por onde passavam existiam Deuses que eram cultuados, e como dizer que o Deus católico era melhor do que o Deus dos habitantes da região?

Aí inventaram o diabo, se vocês prestarem bem atenção, a igreja criou uma figura que era a junção de muitos deuses existentes, como os chifres do Deus Pan, de Alguns outros Deuses nórdicos, cauda como o deus egípcio Seth, e por aí vai...



Cada lugar que passavam acrescentavam algo negativo no Deus que ali era cultuado e transformavam ele no Diabo.

Mas você deve estar se perguntando...o que eles ganharam com isso?

Simples... dinheiro, muito dinheiro, terras, impostos, etc.

O problema apareceu quando eles se depararam com as Bruxas.

Não tinha como destruir a fé que o povo tinha nelas, porque quando o povo ficava doente, as bruxas curavam com alguma poção, a fé das bruxas em seus Deuses e na natureza era sincera, e o Deus era um Deus que estava ali bem próximo delas.

Então foram inventadas atrocidades, porque tudo que o povo desconhece ele teme, e como os mistérios e a sabedoria antiga não era revelada a qualquer um, bastava dizer que elas e eles acometiam as maiores perversidades, ser bem convincente e pronto.

Mas isso também não funcionava, então começaram a matar, e com isso descobriram que era uma boa forma de se conseguir dinheiro e terras (isso ja é teoria minha), imaginem só, se uma família tem terras, você acusa a família toda de bruxaria, eles são mortos, pra onde vai a terra? vai pra igreja! e terra naquela epoca era dinheiro, bastante dinheiro.

Tem estudos históricos que comprovam que muitos inocentes foram mortos acusados de bruxaria, e isso todo mundo sabe, até mais inocentes do que bruxos de verdade.

Pra nossa sorte, a magia sobreviveu, e hoje as ervas que antigamente as bruxas utilizavam em poções, são usadas em medicamentos e cada vez mais se comprova a sabedoria milenar realmente tinha fundamento e funcionava muito bem.

Inclusive existiu um elixir usado por ladrões durante a peste bubûnica na europa, após a inquisição, que impedia que esses ladrões se contaminassem com a peste bubônica, que adivinham? era uma composição de ervas mágicas que havia sido fornecida por uma bruxa.

Em uma outra postagem eu publico a receita desse elixir.
Eis a receita: Vinagre dos 4 ladrões

Espero que tenham gostado... comentem!

0 comentários:

Postar um comentário