O que é Wicca...

Wicca é o nome de uma religião de bruxos.

A Wicca surgiu em 1951, foi fundada por Gerard Gardner, ao qual batizou na época uma nova prática de bruxaria com o nome de wicca.


Hoje existem algumas linhas diferentes de seguimento da Wicca

Segundo publicado por Gary Cantrell em seu livro: Wicca Crenças e Práticas temos:

1.Alexandrina

Esta é uma das tradições geralmente listada sob o título de "Brit Trad" ou seja, forma tradicional britânica da Wicca. Esta tradição originou-se na Inglaterra com Alex Sanders no início da década de 1960 e seus rituais eram essencialmente uma modificação da Wicca garderiana. Um sistema estruturado de graus, do primeiro ao Terceiro é usado para avanço dentro do coven. A wicca Alexandrina é uma tradição iniciatória e portanto não está aberta a solitários.

2. BTW (feiticeiro Tradicional Britânico)
Esta tradição é essencialmente derivada dos princípios garderianos e tem um forte componente céltico. é altamente estruturada, com requisitos específicos de educação e treinamento, que precisam ser antendidos para avanço no Coven, no processo de graus. Esta é uma tradição iniciatória, onde a iniciação é feita apenas por um èlder adequado, e os iniciados podem traçar sua linhagem até o coven original de Gerard Gardner; assim a BTW não é uma tradição aberta aos praticantes solitários. Alguns Covens da BTW ainda tendem a defender o uso da palavra feiticeiro/bruxo apenas pelos militantes. Eles acreditam que esta palávra é adequadamente aplicada apenas aos membros iniciados nessa tradição.


3.Céltica


Esta Tradição é uma mistura do Kitchen Witch Path (Caminho do Feiticeiro Kitchen) com o próprio panteão primitivo céltico de escoceses, irlandeses e galeses, e contém até alguns toques druídicos. Influências angloromanastambém podem estar presentes em alguns Caminhos da Wicca Céltica. A ênfase está na veneração da Natureza e nos elementos identificados como os Antigos ou Velhos, e salienta as propriedades mágikas de árvores e plantas. A Wicca Céltica não tem, entretanto, uma ligação forte com bosques, fontes ou árvores específicos e sagrados, como a Tradição Druida, e é facilmente adaptável para os Solitários. A estrutura e o conteúdo ritualístico básicos da Wicca Céltica podem geralmente ser encontrados, até certo ponto, na maioria das Tradições. Esta é talvez uma das mais antigas Tradições wiccas, por causa de sua ampla influência no formato geral da Wicca.

4. Diânica

Desenvolvida por Margaret Murray em 1921, esta Tradição é tipicamente identificada como uma Tradição feminista. O foco de muitos Covens diânicos pode estar totalmente sobre a Deusa, com a exclusão do componente do Deus masculino, indo toda ênfase para a mulher. Esta, em geral, é uma Tradição iniciatória, mas muitos praticam seus ensinamentos como Solitários. Quase todas as Tradições Pagãs podem sustentar um Caminho Diânico.

5. Eclética
Esta Tradição é essencialmente uma mistura de vários Caminhos, onde o adorador escolhe o que considera as melhores partes de vários Caminhos e combina-os em um novo todo, sem seguir qualquer Tradição ou prática mágika específica ou única. É facilmente adaptável para o praticante Solitário, mas o ponto negativo de ser totalmente eclético é o óbvio resultado final do desenvolvimento de um novo conceito de adoração, tão novo ou diferente que talvez já não possa ser considerado Wicca.

6. Feiticeiro Kitchen
Esta Tradição é devotada essencialmente à parte prática ou de trabalho da Antiga Religião, com ênfase no uso de plantas e encantamentos para proteção e cura. É a que mais se aproxima do significado geralmente compreendido do que é e faz um feiticeiro e era, aparentemente, praticada por habitantes neolíticos da maior parte da Europa ocidental. Esta é também uma das Tradições mais facilmente praticadas por Solitários, uma vez que a educação exigida pode ser obtida por estudos pessoais ou aprendida com outros.

7. Gardneriana
Esta Tradição foi fundada por Gerald Gardner, em meados da década de 1950, e é geralmente considerada como tendo iniciado o movimento de reativação da Tradição da feitiçaria moderna. A Wicca Gardneriana é outra dos Britânicos Tradicionais e solidamente estruturada, com firmes requisitos, tanto de tempo como de habilidades, que devem ser cumpridos para avanço nos vários graus. A auto-iniciação não é possível na Wicca Gardneriana; assim, não é um Caminho viável para Solitários.

8. Hereditária
Esta é uma tradição altamente restritiva, uma vez que requer que a pessoa trace a própria ancestralidade wicca, várias gerações para trás, na própria genealogia. Ensinamentos e iniciações são transmitidos apenas por um parente vivo que tenha sido instruído e iniciado da mesma forma, e pessoas de fora ou que não sejam membros da família não podem participar. É ideal para Solitários, caso a pessoa consiga cumprir esses requisitos.

9. Strega (Bruxa)
Esta é uma Tradição italiana, datada mais ou menos de meados do século XIV d.C, e enfatiza a adoração da Deusa em Sua forma de Aradia, filha de Diana. Alguns dos nomes do Sabá na Strega podem diferir dos usados em outras Tradições da Wicca, embora sejam celebrados muitos dos mesmos ritos e festivais.

10. Teutônica ou Nórdica
Esta Tradição é provavelmente apenas uma forma tão antiga da Wicca como a forma Céltica, mas tem sua base nos países nórdicos da Europa, com mais ênfase no panteão nórdico do que nas divindades das Ilhas Britânicas ou célticas. Prevalece mais tipicamente entre alguns dos povos de língua germânica, como os holandeses, os dinamarqueses, os noruegueses, os suecos e os alemães.

11. Wicca-Seax
Esta Tradição foi fundada por Raymond Buckland no início da década de 1970, como ramo da Wicca Gardneriana. A Wicca-Seax (esta é a grafia correta deste Caminho) difere da Gardneriana principalmente em sua capacidade de acomodar os praticantes Solitários. Não há graus na Wicca- Seax, mas a ênfase é colocada nas habilidades aprendidas por instruções recebidas ou de auto-instrução, e a pessoa pode auto-iniciar-se.


Devo salientar que essa breve explicação não foi colocada aqui pra que você escolha a linha que quer seguir, mas sim a nível de conhecimento pra que depois eu não escute algumas besteiras por aí como: "a wicca surgiu no período paleolítico", "a wicca é uma religião medieval", "a wicca vem dos tempos das cavernas" ou coisas desse tipo...

0 comentários:

Postar um comentário